ARS Algarve sensibiliza crianças e pais para vacinas «que salvam vidas»

  • Print Icon

Com o intuito de sensibilizar a população para os benefícios da vacinação, a Administração Regional de Saúde (ARS) Algarve junta-se à comemoração da Semana Europeia da Vacinação 2019, que decorre de 24 a 30 de Abril, oferecendo um certificado de vacinação às crianças e jovens que se forem vacinar nos Centros de Saúde durante esta semana.

A ARS Algarve aproveita as comemorações desta semana para reforçar «a importância da vacinação na prevenção de doenças e para salientar o seu contributo fundamental para a proteção da saúde e para o bem-estar ao longo da vida. As vacinas salvam vidas», explica a entidade.

A edição de 2019 da Semana Europeia da Vacinação tem como principais objetivos chamar a atenção para os benefícios da vacinação e celebrar os «heróis da vacinação», ou seja, todos aqueles que contribuem de algum modo para a proteção de vidas através da vacinação – os profissionais de saúde que asseguram a vacinação e administram vacinas, os pais/cuidadores que vacinam as suas crianças/jovens, os decisores aos diferentes níveis que asseguram o acesso equitativo à vacinação, os investigadores que desenvolvem vacinas seguras e eficazes e todos os que partilham informações baseadas na melhor evidência científica sobre vacinas.

Crianças e jovens que se forem vacinar durante a Semana Europeia da Vacinação nas Unidades Funcionais de Saúde, para além de um certificado de vacinação, receberão também materiais didáticos sobre este tema: desenhos para colorir e jogo de sopa de letras.

Os utentes também vão poder informar-se sobre a vacinação através dos cartazes expostos nos Centros de Saúde, produzidos pela Organização Mundial da Saúde no âmbito destas comemorações e adaptados pela Direção-Geral da Saúde.