Aluna da UAlg é finalista do Prémio Archiprix Portugal 2020

  • Print Icon

Prémio distingue os melhores trabalhos de fim de curso a nível nacional, nas áreas de Arquitetura, Arquitetura Paisagista e Urbanismo.

Maria Filipa São Braz Rabaça, aluna do mestrado em Arquitetura Paisagista da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade do Algarve (UAlg), é uma das finalistas do Prémio Archiprix Portugal 2020 – Prémio Nacional para o Ensino de Arquitetura, Arquitetura Paisagista e Urbanismo.

Orientada pela docente Sónia Talhé Azambuja, a dissertação apresentada a concurso focou-se no tema «Contributos para o inventário de Jardins Históricos no Algarve: Faro».

A cerimónia de entrega de prémios irá realizar-se no dia 4 de julho, às 17h00, em Porto Brandão, Almada (Edifício dos Catraeiros, Rua Bento de Jesus Caraça, 43). Na ocasião será inaugurada a exposição dos trabalhos finalistas do Prémio Archiprix Portugal 2020, e também decorrerá o lançamento do anuário Archiprix, onde também estão incluídos.

A iniciativa tem entrada livre, mas também pode ser acompanhada online no Facebook ou no site do Archiprix.

O Prémio Archiprix Portugal distingue anualmente os melhores trabalhos de fim de curso de mestrado apresentados nas áreas de Arquitetura, Arquitetura Paisagista e Urbanismo. É um prémio de temática livre, puramente institucional e académico, que dá visibilidade à diversidade e qualidade académica da mais jovem geração de arquitetos. Destaca um coletivo de projetos que espelha os desafios e aspirações de cada concorrente, orientador e Instituição de Ensino do território nacional.

Foi instituído em 2012 pela Fundação Archiprix (Roterdão) e Fundação Serra Henriques (Lisboa), envolvendo de forma plural e independente a Ordem dos Arquitetos, a Trienal de Arquitetura de Lisboa, Casa da Arquitetura, Docomomo Internacional e o corpo docente das Instituições de Ensino de Arquitetura, Arquitetura Paisagista e Urbanismo portuguesas.

Enquadra-se na Rede Internacional Archiprix, constituída pelas iniciativas congéneres Archiprix Holanda, Espanha, Chile, Europa Central (Bósnia Herzegovina, Áustria, Hungria, Croácia), Turquia, Itália e Rússia. Faz também parte da rede Archiprix o prémio de abrangência global – Archiprix Internacional.