Aljezur distinguiu Universidade do Algarve com a Medalha de Ouro

  • Print Icon

Sessão solene de entrega aconteceu no dia 21 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Esta cerimónia deu cumprimento à deliberação da Assembleia Municipal de Aljezur, que sob proposta da Câmara Municipal deliberou atribuir a Medalha de Ouro do Município à Universidade do Algarve, no ano em que esta comemora o seu quadragésimo aniversário.

Na cerimónia estiveram presentes os membros do Executivo da Câmara, da Assembleia Municipal, o Magnifico Reitor Paulo Águas, assim como a sua equipa reitoral, entre outros convidados.

Ivo Matias, aluno da Universidade do Algarve e o Professor Amílcar Duarte, ambos de Aljezur, foram convidados a intervir, contando a sua experiência sobre a Universidade.

No uso da palavra, o presidente da Câmara de Aljezur, José Gonçalves, referiu «a importância da Universidade para o município e a vantagem que existe para a região».

«Essa é uma responsabilidade de todos, de exigência e que nos convoca, às entidades públicas e às privadas, às autarquias, às empresas e associações de vários âmbitos, à sociedade civil, enfim a toda uma região, a aproveitar e usar, e acima de tudo a colaborar, tirando todo o partido e vantagem de termos na Região uma Universidade, e neste caso a nossa Universidade, a Universidade do Algarve».

O autarca relembrou e agradeceu «aos que em 1979, na Assembleia da República, tiveram a atitude irreverente, ousada, mas com visão de futuro, de apresentar o Projeto Lei, que deu origem à criação da Universidade do Algarve».

O edil aljezurense não esqueceu «todos os Magníficos Reitores, desde, Manuel Gomes Guerreiro, Lloyd Braga, Jacinto Marques, Eugénio Alte da Veiga, Adriano Pimpão, João Guerreiro, António Branco e presentemente Paulo Aguas, por todo o trabalho desenvolvido pela Universidade».

Já Paulo Águas enalteceu «a honra de estar em Aljezur a receber esta distinção, sendo a primeira do género que a Universidade recebe, nos seus quarenta anos de existência, pelo que estamos duplamente agradecidos».

O Reitor referiu «as parcerias e colaborações, e dos desafios de futuro para a Universidade e da sua importância para a região e o país».

Após o momento solene, foi inaugurada a exposição «40 Anos a Construir o Futuro», que está patente no Espaço + de Aljezur até ao dia 21 de Dezembro.