Algarve 2020 investe dois milhões de euros em formação pós-secundário

  • Print Icon

Serão financiados os cursos desenvolvidos em áreas alinhadas com a Estratégia Regional de Especialização Inteligente (RIS3) do Algarve.

O Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 publicou ontem, terça-feira, 13 de agosto, o aviso nº ALG-71-2020-45, para apoiar a dinamização e funcionamento dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET) no Algarve, com uma dotação prevista de dois milhões de euros.

Os CET são formações de carácter técnico de nível pós-secundário não superior, que combinam formação geral e científica, formação tecnológica e formação prática em contexto de trabalho, visando a aquisição do nível de qualificação 5 do Quadro Nacional de Qualificação (QNQ).

Têm como objetivos suprir a necessidade de quadros intermédios verificada na economia regional, a formação de técnicos especializados e capazes de assumirem, de forma relativamente autónoma ou independente, responsabilidades de conceção e/ou de gestão, e a melhoria da coordenação da oferta formativa e da articulação entre as instituições, designadamente entre entidades de formação e entidades empregadoras.

Estes cursos constituem uma oportunidade de qualificação para jovens e adultos que pretendam retomar ou completar estudos, atualizar-se ou especializar-se em determinadas áreas pertinentes no mercado de trabalho, adquirindo competências científicas, técnicas e profissionais que os habilitem a uma inserção mais qualificada no mercado de trabalho.

Considerando o contributo esperado para o objetivo específico do CRESC ALGARVE 2020, serão financiados os cursos desenvolvidos em áreas alinhadas com a Estratégia Regional de Especialização Inteligente (RIS3) do Algarve, designadamente, os que visem capacitar profissionais para as áreas da Saúde, Turismo, Energias Renováveis, TIC e Indústrias Culturais e Criativas, Mar e Setor Agroalimentar.