Encontro reúne Arquivos do Algarve em Alcoutim

  • Print Icon

Vai realizar-se em Alcoutim, no Espaço Guadiana, o 6º Encontro de Arquivos do Algarve. Os trabalhos abrem na sexta-feira, 24 de maio, às 9h30, e terminam no sábado, dia 25, às 12h45.

Durante os dois dias serão abordadas diversas perspectivas sobre a temática do encontro – as «Arquitecturas da Informação» -, onde profissionais da gestão da informação, investigadores e aqueles que lidam direta ou indiretamente com a informação irão apresentar comunicações e debater sobre os diferentes painéis, subordinados aos temas: infraestruturas da informação, proteção de dados e experiências de investigação nos arquivos do Algarve.

Após o almoço de sábado, dia 25, terá lugar o programa cultural, como é habitual nestes encontros, desta vez oferecido pelo município de Alcoutim, anfitrião do evento. Será dado a conhecer aos participantes o património cultural e natural da vila raiana do nordeste algarvio.

No âmbito deste encontro celebra-se também o 10º aniversário da criação da Rede de Arquivos do Algarve, assinalado com um jantar comemorativo na sexta-feira, dia 24.

Os Encontros de Arquivos do Algarve são eventos regulares promovidos pela Rede de Arquivos do Algarve (Raalg) que se realizam de 2 em 2 anos na região, onde técnicos de diversas áreas ligados aos arquivos e à gestão da informação de instituições públicas e privadas trazem ao debate assuntos do interesse de profissionais e da sociedade civil.

O primeiro encontro foi organizado precisamente em Alcoutim, em 2009, pelo município alcoutenejo, Associação Alcance, Direção Regional da Cultura do Algarve e Arquivo Distrital de Faro.

Com a criação da Rede de Arquivos do Algarve, no final do ano de 2009, a tradição manteve-se e os encontros foram realizados em Portimão (2011), Olhão (2013), Universidade do Algarve (2015) e Lagoa (2017).