Alcoutim melhora rede de abastecimento de água

  • Print Icon

O Município de Alcoutim concluiu recentemente a Empreitada de Execução de Condutas de Ligação entre o Sistema em Alta (Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve) e em Baixa no Concelho.

A intervenção foi objeto de uma candidatura aprovada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Rrecursos (POSEUR), financiado pelo Fundo de Coesão à taxa de 85%, com um montante elegível superior a 990 mil euros.

Este investimento visou a construção de sete condutas adutoras, de ligação aos pontos de entrega em alta da Águas do Algarve, permitindo o abastecimento de água às povoações de Pessegueiro, Diogo Dias, Tremelgo, Azinhal, Castelhanos, Laborato, Fonte Zambujo, Pão Duro, Alcaria Alta e Tacões, bem como o reforço a Martim Longo.

Com a entrada em funcionamento das novas infraestruturas, que implicam uma extensão de 21 quilómetros de rede de abastecimento de água construída e a existência de duas estações elevatórias, houve uma redução das ocorrências de falhas no abastecimento em 100 por cento, sendo que atualmente se regista uma adesão de 91,12 por cento, em todo o concelho, dos alojamentos ao serviço em alta.