Albufeira vai às praias sensibilizar para um verão mais seguro

  • Print Icon

Campanha itinerante passará por várias praias do concelho.

A Câmara Municipal de Albufeira, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, realiza durante os meses julho, agosto e setembro várias ações de informação e sensibilização nas 25 praias do concelho sobre as regras de prevenção para a COVID 19, bem como sobre o perigo das arribas, numa campanha intitulada «Albufeira Praias Seguras – Safe Beach For You, for all of us».

A informação é disponibilizada aos banhistas diariamente, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00, no Posto de Informação da Praia dos Pescadores, sendo levada às restantes praias, em dias previamente agendados, das 9h30 às 11h30, com recurso a uma tenda itinerante.

Hoje, terça-feira, 28 de julho, a campanha vai estar nas praias do Evaristo e Manuel Lourenço e na próxima sexta-feira, 31 de julho, regressa à praia dos Pescadores.

Durante o mês de agosto irá passar pelas seguintes zonas balneares: Rocha Baixinha e Falésia (dia 4), Olhos de Água (dia 7), Maria Luísa (dia 11), Santa Eulália (dia 14), Oura e Aveiros (dia 18), Inatel e Alemães (dia 21), Salgados (dia 25) e São Rafael e Arrifes (dia 28). A iniciativa termina no dia 1 de setembro, na praia das Belharucas.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, refere que «a campanha visa sensibilizar os banhistas para a importância de uma atitude preventiva, chamando a atenção para que se evitem comportamentos que coloquem em causa a saúde e a segurança de todos».

O chefe do executivo albufeirense sublinha que «a autarquia, juntamente com os concessionários e as restantes entidades com responsabilidades na orla costeira, prepararam tudo para que nesta época balnear atípica, residentes e turistas possam gozar da beleza das nossas praias em condições de total segurança. Disponibilizamos informação em português e inglês sobre a utilização das zonas balneares e os deveres dos banhistas, colocámos mastros com bandeiras que indicam a ocupação das praias, disponibilizámos álcool gel, procedemos à marcação de circuitos de circulação de sentido único, adquirimos mais equipamentos para limpeza do areal e aumentámos a sinalética».

Paralelamente, «reforçámos os mecanismos de segurança dos banhistas, numa iniciativa em parceria com a ANSA – Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira, suportada por uma embarcação e uma viatura 4×4, que garante a assistência em praias não concessionadas, tendo para o efeito sido criado um número de emergência: 915 951 936, que torna todo o processo mais célere. Para além disso, aumentámos a vigilância e a fiscalização em todas as praias, mais uma vez, em parceria com a ANSA e com o ISN – Instituto de Socorros a Náufragos», explicou o autarca.

Refira-se que a campanha de sensibilização aos banhistas arrancou a 6 de junho, início da época balnear em Albufeira, estando agora a decorrer de forma mais visível e concertada com ações em todas as praias do concelho.