Albufeira mostra lotação dos estacionamentos em placas a energia solar

  • Print Icon

A partir do próximo mês de agosto, os parques de estacionamento na zona urbana de Albufeira (P1, P5, P6 e estacionamento à superfície da Avenida da Liberdade) irão funcionar com um Sistema de Encaminhamento e Gestão de Veículos, baseado em sinalética horizontal e vertical suportada a energia solar.

Esta funcionalidade permite saber, em tempo real, a localização e estado de ocupação dos referidos equipamentos. Consiste na instalação de cinco painéis a energia solar que indicam a localização e estado (livre ou ocupado) dos principais parques de estacionamento da cidade, estando os painéis em constante comunicação com os respetivos parques de estacionamento, de modo a que a informação transmitida corresponda, em tempo real, ao estado de ocupação dos mesmos.

A sinalética já se encontra instalada mas, no entanto, o sistema só entrará em funcionamento no mês de agosto.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, refere «que se trata de um investimento na ordem dos 50 mil euros, que irá facilitar imenso a vida dos automobilistas que, a partir do próximo mês de agosto, já não precisam de andar às voltas pela cidade à procura de um lugar de estacionamento».

O autarca destaca a enorme vantagem do equipamento, «uma vez que ao passarem junto a um painel, independentemente da zona em que se encontra localizado, as pessoas podem ficar a saber de imediato a disponibilidade de lugares existente em cada um dos parques, evitando perdas de tempo e estacionamentos indevidos, para além de se tratar de uma tecnologia amiga do ambiente».