Publicidade - Lagoa-Festival de Guitarra

Logotipo barlavento

Publicidade - twitter
 Procurar    denota conteúdo de acesso restrito Favorito      Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014 

Todas as secções »

Classificados

Emprego
ADMITE-SE Ofertas de Emprego do IEFP no Algarve

Emprego
Oferece-se OFERTAS DE EMPREGO

Emprego
Procura-se EMPREGOS PROCURA

Mais classificados »
Como fazer um anúncio classificado »

Bloco de Notas

Bloco de Notas
Agenda Cultural Algarve

Bloco de Notas
Cinemas

Boco de Notas
HORÓSCOPO

Próximos eventos »

Farmácias
Tabela de marés

«Aveleda Experience» e outros jantares de degustação, no Grill do Hotel le Meridien Penina (c fotos)

Mais restaurantes »

Dossiers
Todos os temas »
Publicidade
Publicidade - bitshopint Publicidade - botão facebook
Cultura

Encontro internacional debate a recuperação dos centros históricos em VRSA

Foto
d.r. Ver Fotos »
Apresentação Iluminismo

Vila Real de Santo António preside à Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo no ano de 2011, pelo que vai organizar o VIII Congresso Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo


A recuperação dos centros históricos, a sua manutenção e vivências, ou a desertificação humana e económica que noutros casos apresentam, colocam novos problemas e não poucas interrogações sobre que percursos seguir quanto à administração destes espaços.

Bookmark and Share



O Centro Histórico de Vila Real de Santo António constitui na atualidade não só um belo exemplo da arquitetura pombalina do século XVIII, cidade fábrica, fundada nos ideais iluministas que marcaram o século, como permanece, pelo que foi identificado e preservado em Plano de Salvaguarda, como espaço aberto a novas oportunidades económicas, culturais, sociais, habitacionais.

A AiCEi (Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo) assume-se como fórum de debate, promoção e divulgação dos valores patrimoniais e inteletuais saídos do movimento das «luzes». Fazem parte integrante desta estrutura Vila Real de Santo António, as cidades espanholas de Madrid, Barcelona, Valência, Cartagena, San Fernando, Cádiz, Real Sítio de San Ildefonso, Ferrol, Almacelles e Es Castell, e na América Latina a cidade de Guatemala, num movimento que tende a alargar-se a outras cidades e entidades do Iluminismo, podendo estar para breve a adesão de Paris, S. Petersburgo, Edimburgo, Lisboa e São Luís do Maranhão (Brasil).

Vila Real de Santo António, que assume a presidência desta Associação durante o ano de 2011, e no propósito de contribuir para uma nova dinâmica deste movimento, está apostada em promover um diversificado debate sobre os novos desafios que se colocam à regeneração urbana no quadro de um desenvolvimento sustentável e de coesão territorial.

Neste sentido está a organizar o VIII Congresso Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo, a realizar nos dias 6, 7 e 8 de Outubro em Vila Real de Santo António, no qual se irão debater os caminhos para a regeneração urbana e o fomento da reabilitação do património edificado como pilares de desenvolvimento económico, social e cultural, numa partilha de acções concretas de cidades Iluministas convidadas como Havana, Porto, Lisboa, Madrid, São Luís do Maranhão (Brasil), Coimbra, Guatemala, além de cidades e entidades que integram a Associação.

23 de Setembro de 2011 | 09:10
barlavento

Registo
E-mail


Senha
 
Recuperar senha
Ainda não se registou?
Publicidade
Publicidade - Hapimag - Rest. Vista Mar
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias na sua caixa de correio.

Ainda não subscreveu?
Edição Impressa
Capa da edição nº1931
Edição nº 1931
Todas as edições »
Galeria Multimédia

Todas as galerias »

Inquérito
Acha que o Benfica irá manter-se na liderança do Campeonato até ao fim de dezembro?

SIM
NÃO
TALVEZ

Ver resultados »

Assine o barlavento
Para quem gosta de saber tudo.
Com 30 anos de vida, o barlavento é hoje uma referência no Algarve. Sempre no caminho da verdade. Sempre directo ao que interessa. Conta tim-tim por tim-tim o que precisa de saber sobre política, desporto, economia, cultura, ambiente, educação e muito mais. Agora, com uma edição online, inteiramente grátis para os assinantes da edição impressa. 30 anos de Algarve num só jornal.

Assine o barlavento

por apenas 30 € anuais

Publicidade - Datacenter_FleskTelecom
Contacte o barlavento  |  Publicidade  |  Nós  |  Ficha Técnica  |  Assine o barlavento  |  Newsletter  |  Política de Privacidade
© Mediregião - Edição e Distribuição de Publicações, Lda
website e-solutions